top of page

CONDROMALÁCEA PATELAR X CROSSFIT : O que é, fatos curiosos e como lidar?

viniciusfalcaoamar

Este nome assusta, de fato...


Recebo com frequência no consultório pacientes à procura de ajuda com exames de imagem apontando este achado e com medo de abandonar suas atividades físicas.


Calma! Não há motivo para todo esse pânico. Vamos começar entendendo a anatomia do joelho primeiro:


– A patela (popularmente conhecida como rótula) é um osso flutuante na frente do joelho e tem a função principal de otimizar o movimento de dobrar e estender o joelho, serve como uma “polia” para os músculos. Ela desliza (flutua) em cima de um trilho sobre os côndilos do fêmur e sua cartilagem está localizada em sua porção posterior.



Vídeo = Patela durante a movimentação de dobrar e estender o joelho. Já deu para perceber que tem haver toda uma sintonia muscular para esse deslizamento ocorrer sem maiores comprometimentos?


Aprendemos como o joelho funciona, agora vamos fragmentar o nome "Condromalácea Patelar":


1- Condro = Cartilagem


2- Malacia = Amolecimento


3- Patelar = Osso flutuante na frente do joelho.


*Você pode ter escutado como “Condropatia” também.


DEFINIÇÃO?

Um nome grande para dizer que a cartilagem posterior à patela e ossos subjacentes apresentam algumas alterações decorrente do uso e envelhecimento (graduadas de I à IV).


Grau 1 = Quando há apenas um “amolecimento” da cartilagem


Grau 2 = Há um desfiamento da cartilagem


Grau 3 = Há rachaduras na superfície


Grau 4 = Há exposição do osso subjacente.



O QUE CAUSA?

Quaisquer alterações nas forças atuantes sobre a patela, ou imperfeições nas superfícies ou formato ósseo, podem precipitar o aparecimento de alterações na cartilagem. É uma patologia que pode ter origem genética (anatômica) ou traumática ao longo do tempo.



QUEIXA FREQUENTE AO PROCURAR AJUDA?

Dor na região anterior do joelho (não sabem apontar bem, ela é difusa) ao ficar muito tempo sentado, subir e descer escadas, agachar ou correr.



Imagem 1: Uma das queixas frequentes é a de subir escadas ou ficar longos períodos sentado(a).

 

Deu pra ter uma noção geral do que se trata? Vamos agora a 5 FATOS que você deveria saber sobre a Condromalácea Patelar:

1️⃣ A CARTILAGEM É UM TECIDO DO CORPO SEM INERVAÇÃO E VASCULARIZAÇÃO. Portanto, ele não será responsável por carregar estímulos nervosos de dor e nem possui a capacidade de inflamar e regenerar;


2️⃣ EXAMES DE IMAGEM apontam alterações na cartilagem articular tanto em pessoas com dor patelofemoral quanto os assintomáticos. Mais uma com o selo #examedeimagemnãocola;


3️⃣ A CARTILAGEM PATELAR É UMA DAS MAIS ESPESSAS do corpo para aguentar o montante de cargas compressivas que o joelho é submetido ao longo do dia. Seu joelho não é frágil!;


4️⃣ UMA VEZ COM CONDROMALÁCIA, sempre condromalácia. Não tem cura (rever item 1), porém, sua dor no joelho tem salvação. Não será preciso deixar de fazer nada na vida;


5️⃣ A DOR SENTIDA na parte anterior do joelho faz parte de uma condição que chamamos de “dor patelofemoral” com características:

- Início sem trauma específico

- Localização imprecisa na parte anterior do joelho ou periferia da patela;

- Acentuada em movimentos de carga do membro inferior (agachamento, subir e descer escadas...)


Conclusão: Não é a sua condromalácia que dói, nunca diga isso. Nem ela nunca poderá te impedir de fazer qualquer coisa.


E O MEU CROSSFIT?


Imagem 2 = O Crossfit é uma atividade física que exige uma demanda grande dos seus membros inferiores.


"Ok, MV... Eu entendi o que é, como funciona e alguns fatos, mas eu quero saber sobre o meu Crossfit! Descobri que tenho condromalácea e quero saber se precisarei abandonar."


Já lidei com diversos casos nesse últimos anos de dor patelofemoral e uma coisa é certa: é possível tratar de maneira conservadora! Inclusive, dá pra vencer campeonatos.


Você precisará se cercar de cuidados maiores com o corpo, flexibilidade, mobilidade, fortalecimentos... Um membro inferior que transmite bem as cargas é um membro saudável do ponto de vista funcional.


E a “conta pra pagar” no final acaba que não fica nas costas dos joelhos!


Isso um fisioterapeuta atualizado pode conseguir para você e o seu joelho! Não precisa abandonar suas atividades físicas.


*Exercícios terapêuticos para quadril e joelho possuem o mais alto nível de recomendação de acordo com as diretrizes da JOSPT de Dor Patelofemoral. #ficaadica


p.s.: Dá uma conferida na nossa loja do site. Lá você encontrará acessórios para os exercícios requeridos, podemos te ajudar a implementar!

 

Espero que você esteja bem. 🙏🏽


Precisando de ajuda para se ver livre de dores ou de lesões? Agende seu horário! 99702-9439📲


REFERÊNCIAS:

1- WILLY R W et al. Patellofemoral Pain: Clinical Practice Guidelines. JOSPT. 2019.


2- VAN DER HEIDJEN R A et al. No difference on quantitative magnetic resonance imaging in Patellofemoral Cartilage composition between patientes with patellofemoral pain and healthy controls. The American Journal of Sports Medicine. 2016.



 
 
 

コメント


Fisioterapia Osteopatia Quiropraxia Recife
bottom of page